domingo, 13 de julho de 2008

CABEÇALHO EM CARTA DO LEITOR


Na seção carta do leitor dos jornais e das revistas, o leitor é identificado apenas pelo nome e cidade/estado de onde enviou a correspondência. Isso ocorre porque as cartas selecionadas para publicação, muitas vezes, passam por uma reformulação, podendo ser resumidas, parafraseadas, etc.No entanto,o gênero carta caracteriza-se por uma estrutura básica: o cabeçalho, no qual se explicita o local e a data da produção, os dados do destinatário e a forma de tratamento utilizada para estabelecer contato; o corpo da carta, no qual é desenvolvida a mensagem; a despedida, na qual se inclui a saudação e a assinatura do autor da carta.


No Vestibular da UEM, foi solicitado o gênero carta: "Como leitor, escreva uma carta ao editor de uma revista semanal, com até 15 linhas, expressando sua opinião sobre atemática abordada na coletânea de textos. Assine a carta com apenas a inicial do seu sobrenome final." Uma carta do leitor, portanto.


E aí a dúvida: pôr ou não cabeçalho? Alguns candidatos pusurem; outros não. Os que não puseram serão penalizados? Acredito - e espero - que não. Não posso afirmar que essa será a conduta da Comissão Organizadora do Vestibular da UEM, mas, se ela agir como as comissões dos melhores vestibulares do país (entre eles, a UNICAMP), nenhum candidato será penalizado.