sábado, 28 de junho de 2008

A PROVA DE REDAÇÃO NO VESTIBULAR UNICAMP

Em maio, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) realizou, no campus de Campinas, a oficina “A Redação no Vestibular Unicamp” para estudantes de graduação e pós-graduação e professores do Ensino Médio.

Os objetivos da Oficina foram divulgar a filosofia, o formato, as características e a correção da prova de Redação da Unicamp e eliminar mitos e desinformações sobre a Redação dessa Universidade. Hoje, trataremos brevemente da correção e apresentaremos alguns mitos.

Para corrigir uma redação, a Unicamp considera quatro aspectos:

Consistência Temática

Coletânea

Tipo de Texto

Coesão/Modalidade

Para ser bem avaliado em redação, é necessário:


. em consistência temática: atender muito bem às instruções da prova.

· em coletânea: usar, no mínimo, um dos excertos, integrando-o ao conjunto do texto.

· em tipo de texto: desenvolver bem os elementos constituintes do tipo de texto escolhido.

· em coesão/modalidade: utilizar os recursos coesivos de modo a garantir uma leitura fluida do texto e empregar um léxico adequado às exigências de cada tipo de texto.


Todas as redações passam, por no mínimo, duas correções, as quais poderão anular a redação em consistência temática, coletânea ou tipo de texto. Toda anulação requer confirmação, que ocorrerá após uma terceira (ou até quinta) correção.

Cumpre destacar que é o curso escolhido pelo candidato que determina se a redação, feita por ele na 1ª fase, será ou não corrigida. Se o candidato optou por um curso de alta demanda, sua redação só será corrigida se ele atingir a nota de corte nas Questões Gerais da 1ª fase (nota de corte é o número mínimo de acertos, por carreira, necessário para que o candidato passe para a segunda fase do vestibular); já se ele escolheu um curso de baixa demanda sua redação será corrigida, independentemente da nota da 1ª fase.



Para finalizar, vejamos alguns mitos ou algumas inverdades:

todos os textos da coletânea devem ser utilizados na redação;

letra de forma em redação é proibido;

dados estatísticos ou outras informações específicas semelhantes incorretos levam a perda de pontos (atenção: só ocorrerá perda de pontos se a menção a esses dados ou a essas informações não for pertinente no texto);

palavras “bonitas” ou “difíceis” aumentam a nota.

Nenhum comentário: