Os objetivos da Oficina foram divulgar a filosofia, o formato, as características e a correção da prova de Redação da Unicamp e eliminar mitos e desinformações sobre a Redação dessa Universidade. Hoje, trataremos brevemente da correção e apresentaremos alguns mitos.
Para corrigir uma redação, a Unicamp considera quatro aspectos:
Consistência Temática
Coletânea
Tipo de Texto
Coesão/Modalidade
Para ser bem avaliado em redação, é necessário:
. em consistência temática: atender muito bem às instruções da prova.
· em coletânea: usar, no mínimo, um dos excertos, integrando-o ao conjunto do texto.
· em tipo de texto: desenvolver bem os elementos constituintes do tipo de texto escolhido.
· em coesão/modalidade: utilizar os recursos coesivos de modo a garantir uma leitura fluida do texto e empregar um léxico adequado às exigências de cada tipo de texto.
Todas as redações passam, por no mínimo, duas correções, as quais poderão anular a redação em consistência temática, coletânea ou tipo de texto. Toda anulação requer confirmação, que ocorrerá após uma terceira (ou até quinta) correção.
Cumpre destacar que é o curso escolhido pelo candidato que determina se a redação, feita por ele na 1ª fase, será ou não corrigida. Se o candidato optou por um curso de alta demanda, sua redação só será corrigida se ele atingir a nota de corte nas Questões Gerais da 1ª fase (nota de corte é o número mínimo de acertos, por carreira, necessário para que o candidato passe para a segunda fase do vestibular); já se ele escolheu um curso de baixa demanda sua redação será corrigida, independentemente da nota da 1ª fase.
Para finalizar, vejamos alguns mitos ou algumas inverdades:
todos os textos da coletânea devem ser utilizados na redação;
letra de forma em redação é proibido;dados estatísticos ou outras informações específicas semelhantes incorretos levam a perda de pontos (atenção: só ocorrerá perda de pontos se a menção a esses dados ou a essas informações não for pertinente no texto);
palavras “bonitas” ou “difíceis” aumentam a nota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário