sábado, 28 de junho de 2008

TÍTULO EM REDAÇÃO

Colocação de título em redação


1. O que é título?
É uma frase que sintetiza o pensamento contido num texto.

2. É obrigatório colocar um título em uma redação?
O título só é obrigatório se houver algum comando, na proposta de redação, solicitando-o. Se não houver tal comando, não é necessário colocar título. Sua ausência não é penalizada.

3. Se o título for solicitado na proposta, mas, por esquecimento, não for colocado, a redação será anulada ou perderá muitos pontos?
Nem será anulada redação (a não ser que esteja explícito na proposta que a ausência de título implicará anulação da redação), nem serão descontados muitos pontos (muitas vezes, nenhum ponto é diminuído devido à ausência de título).

4. Qual a função do título?
O título tem a função de chamar a atenção do leitor para a leitura da redação.

5. Antes de começar a escrever uma redação, é necessário já pensar no título?
O melhor é só se preocupar com o título depois de a redação estar escrita. É nesse momento, após a leitura e releitura da redação, que o título deve ser escolhido.

6. Como escolher um título?
Entre as várias possibilidades, uma é resumir o último parágrafo da redação numa frase curta ou expressão ou então copiar (copiar, mesmo!) a última frase da conclusão.

7. É obrigatório pular linha entre o título e a introdução da redação?
Não. A introdução pode ser iniciada na linha seguinte ao título.


8. De onde surgiu o mito de que título é sempre obrigatório em redação e de que sua ausência sempre prejudica muito a nota da redação?
Entre outros fatores, surgiu da desinformação. Em geral, quem passa ou repassa esse mito não costuma acompanhar as publicações dos vestibulares ou ler atentamente as orientações das propostas de redação.

9. Se o tema for, por exemplo, “agricultura” e se o candidato quiser atribuir um título a sua redação, que título ele poderá colocar?
Esse tema foi solicitado pela Unicamp em 2007. Entre as redações, acima da média, apareceram algumas com títulos. Vejamos alguns:

· A melhor alternativa

· A semente de uma grande idéia

· Os biocombustíveis e a ação do Estado

· Agricultura planejada

· Opção pela energia

· Investir em bioenergia é investir em crescimento

· O ciclo do biocombustível

10. Deve-se usar pontuação (ponto final, interrogação, exclamação) em título?
Se o título for uma oração, convém utilizar a pontuação adequada. Se não, evite a pontuação. Mas, mesmo quando for oração, a ausência de pontuação não “acaba” com a redação como bem se observa no penúltimo título - uma oração.


Profª Márcia Garcia -
Mestre em Letras - é professora de Língua Portuguesa e Redação para Concursos e Vestibulares. e-mail: marciaagarcia@yahoo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado, esclareceram bastante minhas dúvidas. Gostei bastante das informações.