INSTRUÇÕES
•Escolha uma das introduções a seguir. Copie-a na folha de rascunho. Dê continuidade à introdução escolhida, elaborando adequadamente um desenvolvimento e uma conclusão.
•Mantenha, obrigatoriamente, a estratégia da introdução: síntese de ideias ou de argumentos (essa estratégia pode ser utilizada para redigir dissertação sobre qualquer tema). Se julgar conveniente, substitua um - ou mais - argumento.
•Oriente-se pelo esquema dessa estratégia (obs: o número de parágrafos costuma depender do número de ideias contidas na introdução):
INTRODUÇÃO
1º PARÁGRAFO: TEMA + TESE + ARGUMENTO 1 + ARGUMENTO 2 + ARGUMENTO 3
DESENVOLVIMENTO
2º PARÁGRAFO:DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 1
3º PARÁGRAFO:DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 2
4º PARÁGRAFO:DESENVOLVIMENTO DO ARGUMENTO 3
CONCLUSÃO
5º PARÁGRAFO:EXPRESSÃO INICIAL (PORTANTO, ASSIM, POR ISSO TUDO ETC.) + TEMA + REAFIRMAÇÃO DA TESE + OBSERVAÇÃO FINAL
•Passe toda a redação a limpo (a caneta): da introdução à conclusão.
•Atribua um título à sua redação.
INTRODUÇÕES:
1. “Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.”
2. “O mundo contemporâneo é marcado pela fria realidade das notícias. Nesta época de grandes avanços tecnológicos, a informação invade todos os espaços, comunicando à sociedade o resultado dos erros estruturais que ela comete. Proliferam as notícias sobre conflitos armados, violência e miséria humana. Em meio ao caos, teremos, ainda, o direito de sonhar?”
3. “Na literatura brasileira, há exemplos de personagens consagrados que, por estarem à margem da inserção cultural e intelectual, sofrem a exclusão social de diferentes formas. Assim o domínio da palavra, como em "Famigerado", de Primeiras Estórias, decide entre a vida e a morte. Fabiano, de "Vidas Secas", era dominado pelos "homens sabidos" por seu escasso vocabulário. Macabéa, a datilógrafa de a "Hora da Estrela", embora fosse apaixonada pelos significantes das palavras, não entendia seus significados. Em tempo de globalização, a aquisição do conhecimento intelectual é imprescindível tanto para a inclusão social dos brasileiros, quanto para a própria inserção do país na nova ordem capitalista mundial.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário