sexta-feira, 7 de junho de 2013

Humanização do atendimento em saúde - Palestra Juliana Firmino

Humanização do atendimento em saúde

SUS

·         Lei nº 8.080 (constituição de 1988)

·  Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.

 

Princípios do SUS

·         Universalidade;

·         Equidade ;

·         Integralidade da atenção à saúde;

·         Descentralização;

·         Regionalização;

·         Hierarquização;

·         Participação social.

 

Integralidade do cuidado

·         A integralidade no cuidado de pessoas, grupos e coletividade tendo o usuário como sujeito histórico, social e político, articulado ao seu contexto familiar, ao meio ambiente e a sociedade na qual se insere.

 

Hierarquização

·         Atenção primária;

·        Atenção secundária;

·         Atenção terciária.

 

Atenção primária

·         UBS X ESF

 

Modelo
Sujeito
Objeto
Meios de trabalho
Formas de organização
Modelo Médico assistencial privatista
Médico
( especialização)
Doença
(patologia e outras)
Doentes
(clínica e cirurgia)
Tecnologia médica
(indivíduo)
Rede de serviços de saúde
Hospital
Modelo
sanitarista
Sanitarista
- auxiliares
Modos de
transmissão
Fatores de risco
Tecnologia sanitária
Campanhas sanitárias
Programas especiais
Sistemas de vigilância
epidemiológica e sanitária
Vigilância
da saúde
Equipe de saúde
População (cidadãos)
Danos, riscos,
necessidades e
determinantes dos
modos de vida e
saúde (condições de
vida e trabalho)
Tecnologias de
comunicação social, de
planejamento e
programação local
situacional e
tecnologias médico sanit    árias
Políticas públicas saudáveis
Ações intersetoriais
Intervenções específicas
(promoção, prevenção e
recuperação)
Operações sobre problemas e
grupos populacionais


Estratégia da saúde da família

·         O PSF surge como estratégia para colocar em pratica os princípios do SUS bem como o novo modelo de atenção a saúde.

·         Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.

·         A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.

 

Humanizar a atenção e a gestão em saúde no SUS se apresentava como meio para a qualificação das práticas de saúde:

·         acesso com acolhimento;

·         atenção integral e equânime com responsabilização e vínculo;

·         dos trabalhadores e usuários com avanço na democratização da gestão e no controle social participativo.

 

Princípios

·         Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde.

·         Os valores que norteiam esta política são:

·         - a autonomia e o protagonismo dos sujeitos,

·         -a co-responsabilidade entre eles,

·         -estabelecimento de vínculos solidários,

·         -participação coletiva no processo de gestão e     

·         -a indissociabilidade entre atenção e gestão.

 

Dificuldades

·         aparelho formador (universidades)

·         preconceitos em relação à tecnologia simplificada.

 

Propostas

·         projetos docente-assistenciais de reforma

·         da educação médica;

·         programas localizados de educação em saúde para a comunidade.

 

Mas incluir como?

·         As rodas de conversa, o incentivo às redes e movimentos sociais e a gestão dos conflitos gerados pela inclusão das diferenças são ferramentas experimentadas nos serviços de saúde a partir das orientações da PNH.

·         Incluir os trabalhadores na gestão é fundamental para que eles, no dia a dia, reinventem seus processos de trabalho e sejam agentes ativos das mudanças no serviço de saúde. Incluir usuários e suas redes sócio-familiares nos processos de cuidado é um poderoso recurso para a ampliação da co-rresponsabilização no cuidado de si.

 

Capacitação profissional

·         Educação permanente: formação/intervenção  a partir da discussão dos processos de trabalho.

·         Os trabalhadores são formados técnica e politicamente e reconhecidos como multiplicadores e apoiadores da PNH, pois são os construtores de novas realidades em saúde e poderão se tornar os futuros formadores da PNH em suas localidades.

 

Fragilidades

·         Troca de gestor;

·         Recursos financeiros;

·         Falta de profissionais comprometidos.

 

Diretriz curricular de Medicina

·         Art. 3º - O Curso de Graduação em Medicina tem como perfil do formando egresso/profissional o médico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

 

 Humanização da saúde: uma necessidade no exercício da medicina?



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