sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Bauman e a "Modernidade Líquida"

NADA É FEITO PARA DURAR

O Altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda tem lugar no Mundo Contemporâneo?

“Onde não há pensamento a longo prazo, dificilmente pode haver um senso de destino compartilhado, um sentimento de irmandade, um impulso de cerrar fileiras, ficar ombro a ombro ou marchar no mesmo passo.” (Z. Bauman. Vidas desperdiçadas – Texto 3, Fuvest 2011)

A modernidade imediata é "leve", "líquida", "fluida" e infinitamente mais dinâmica que a modernidade "sólida" que suplantou. A passagem de uma a outra acarretou profundas mudanças em todos os aspectos da vida humana.



MODERNIDADE “SÓLIDA”

Tem início com as transformações clássicas (séc. XVII em diante) e o advento de um conjunto estável de valores e modos de vida cultural e político.

X

MODERNIDADE LÍQUIDA

Tudo é volátil, as relações humanas não são mais tangíveis e a vida em conjunto, familiar, de casais, de grupos de amigos, de afinidades políticas e assim por diante, perde consistência e estabilidade.



Trecho de O Manifesto do Partido Comunista (1848) de K. Marx e F. Engels

A burguesia não pode existir sem revolucionar, constantemente, os instrumentos de produção e, desse modo, as relações de produção e, com elas, todas as rela­ções da sociedade. A conservação dos antigos modos de produção de forma inalterada era, pelo contrário, a primeira condição de existência de todas as antigas class­es sociais ( ... ). A revolução constante da produção, os distúrbios ininterruptos de todas as condições sociais, as incertezas e agitações permanentes distinguiram a época burguesa de todas as anteriores. Todas as relações firmes, sólidas, com sua série de preconceitos e opiniões antigas e veneráveis, foram varridas, todas as novas tornaram-se antiquadas antes que pudessem se ossificar. Tudo que é sólido se desmancha no ar, tudo o que é sagrado é profanado, e o homem é, finalmente, compelido a enfrentar de modo sensato suas condições reais de vida e suas relações com seus semelhantes.

Nenhum comentário: