quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Para pensar: Porque num país onde o conceito de “raça não existe” e tem o racismo como crime inafiançável, ainda persiste as desigualdades raciais?

Raça é um conceito que não corresponde a nenhuma realidade natural, trata-se, ao contrário de, um conceito que se denota tão-somente uma forma de classificação social, baseada numa atitude negativa frente a certos grupos sociais, e informada por uma noção especifica de natureza, como algo endoterminado. A realidade das raças limita-se, portanto, ao mundo social [...] ( GUIMARÃES, 1999 apud GOMES, 2005, p. 48).

VEJA O VÍDEO "The Unequal Opportunity Race", disponível em http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vX_Vzl-r8NY&fb_source=message

Desigualdades Raciais: Perspectivas teóricas

1.º -Preconceito de classe sem preconceito racial

“ Não existe castas baseadas na raça; existem somente classes. Isto não quer dizer que não exista algo que se possa chamar propriamente de “preconceito”, mas sim que o preconceito é de classe e não de raça”. Donald Pierson (1945)


2ª Realidade e especificidade do preconceito racial

"[...] Qualquer indivíduo de cor poderá citar exemplos sucessivos, [...] os quais mostram como a situação de fato não coincide com a situação idealizada, enfim, como a sociedade nacional restringe a mobilidade social de negros e mulatos e lhes reserva humilhações e dissabores de que os brancos, em igualdade de condições, estão isentos" . Oracy Nogueira (1998)


3ª Medindo os efeitos do preconceito racial

"Os Brancos são mais eficientes em converter experiência e escolaridade em retornos monetários enquanto que os não–negros sofrem desvantagens crescentes ao tentarem subir a escada social. De qualquer forma, nossos resultados indicam que as hipóteses tradicionais encontradas na literatura brasileira devem ser rejeitadas como implausíveis e permitem questionar seriamente a idéia de uma democracia racial brasileira, um mito que tem provado ter sua extraordinária resiliência". Nelson do Valle Silva ( 1978)

Políticas de ações afirmativas:

* Combate ao racismo institucional

* Ações afirmativas e acesso ao ensino superior

* Ações valorativas e o combate às desigualdades no ensino Fundamental e médio


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

JACCOUD, L. O combate ao racismo e à desigualdade: o desafio das políticas públicas de promoção da igualdade racial. In: THEODORO,M. (org) As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos de abolição. Brasília: IPEIA, 2008, p.135- 170.

OSÓRIO, R.G. Desigualdade racial e mobilidade social no Brasil: um balanço das teorias. In: THEODORO,M. (org) As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos de abolição. Brasília: IPEIA, 2008, p.69-100

PAIXÃO, M. A dialética do bom aluno: relações raciais e o sistema educacional brasileiro. Rio de Janeiro. FGV,2008. 104p.

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