sexta-feira, 5 de abril de 2013
LEITURA RECOMENDADA
Zelig: um retrato da vida pós-moderna
Vinícius Soares PINTO
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar o filme Zelig (1983) – do diretor norteamericano Woody Allen – como uma obra cinematográfica capaz de representar elementos da realidade pós-moderna. A pesquisa começa com a identificação dos elementos que norteiam a Pós-modernidade, como o enfraquecimento das instituições, a sensação de uma vida vazia e efêmera, as crises de identidade do indivíduo e a espetacularização da vida do mesmo. Após esta fundamentação de conceitos que norteiam o modo de vida contemporâneo, o trabalho concentra-se na análise fílmica de Zelig, a partir de uma interpretação crítica entre o argumento da obra e as características da sociedade identificadas no início do trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: cinema; pós-modernidade; Woody Allen; Zelig
http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2011/resumos/R25-0239-1.pdf
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