quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Dicas de redação

Dicas para escrever uma boa dissertação

1) Em textos de, no máximo, 30 linhas, não escreva mais do que quatro ou cinco parágrafos.

2) Não redija parágrafos nem muito curtos, nem muito longos. Fique dentro do limite que vai de
5 a 8 linhas para cada parágrafo.

3) Utilize letra legível de tamanho regular, seja ela de forma, manuscrita ou bastão. Ao contrário do que alguns afirmam, muitas redações são escritas em letra de forma.

4) Introduza cada parágrafo com uma frase curta, que contenha a idéia central ou o objetivo do parágrafo.

5) Escreva com simplicidade. Não utilize palavras difíceis ou supostamente bonitas, nem gírias ou expressões coloquiais.

6) Não generalize. Frases como “Todo político é corrupto” indicam falta de reflexão.

7) Evite expressões como “eu acho”, “na minha humilde opinião”, “quem sou eu para falar sobre isso”, “quem sabe”.

8) Utilize formas para tornar o texto impessoal, tais como verbo auxiliar “ser” + verbo principal no particípio (“O problema não será resolvido pela imposição de uma lei”) ou verbo principal + “se” (“Negociou-se a compra de medicamentos”).

9) Modere suas opiniões e afirmações utilizando verbos auxiliares como “dever”, “poder”, “precisar”; predicados como “é certo”, “é provável”, “é necessário”, “é preciso”; advérbios como “certamente”, “possivelmente”, “provavelmente”; futuro do pretérito como “teria”, “ficaríamos”, “haveria”.

10) Jamais utilize o pronome de tratamento “você”.

11) Modere o emprego do pronome pessoal “eu” e utilize, sem receio, pronome e verbo na primeira pessoa do plural.

Nenhum comentário: