terça-feira, 14 de maio de 2013

INFANTILIZAÇÃO - Tema de redação - Aula 10

TEMA 1

Benjamin R. Barber, autor do livro “Consumido. Como o mercado corrompe crianças, infantiliza adultos e engole cidadãos”, trata, dentre outras questões, da emergência contemporânea de um tipo ideal mercadológico, os “KIDULTS”, ou seja, elemento caracterizador da formação de indivíduos em que a separação conceitual moderna entre infância e maturidade não se evidencia na produção e no desenvolvimento dos desejos, anseios e perspectivas de vida, este (tipo ideal) que devidamente realocado pelo autor no “etos infantilista” pode ajudar a “explicar e a moldar o comportamento de executivos de marketing e ardentes consumidores de nossa era”.

Texto 1: A infantilização tem como objetivo induzir a puerilidade em adultos e preservar o que é infantil em crianças que estão tentando crescer, mesmo que as crianças sejam “capacitadas” a consumir (BARBER, 2009, p.98).


Texto 2: A nossa sociedade recompensa o fácil e penaliza o difícil. Promete lucros na vida àqueles que cortam o caminho e simplificam o complexo a cada oportunidade. Perca peso sem fazer exercícios, case sem se comprometer, aprenda a pintar ou tocar piano com um manual, sem prática ou disciplina, adquira “diplomas de faculdade” pela internet sem curso de aprendizagem ou trabalho, faça sucesso como atleta usando esteróides e chamando atenção para suas jogadas. [...] como observou acertadamente o crítico Slavoj Zizek, o mercado de consumo oferece produtos que tornam a escolha fácil – “produtos sem sua própria propriedade maligna: café sem cafeína, creme sem gordura, cerveja sem álcool... sexo virtual como sendo sexo sem sexo, a doutrina Colin Powell de guerras sem baixas (do nosso lado, é claro) com sendo guerra sem guerra, a redefinição de política como sendo administração especializada, política sem política”. (BARBER, 2009, p.104).

TEMA: Na conclusão do livreto de Contardo Calligaris – Adolescência (Publifolha, 2009), o autor sugere a seguinte questão: “o dever dos jovens é envelhecer. Suma sabedoria. Mas o que acontece quando a aspiração dos adultos é manifestadamente a de rejuvenescer?”. Você deve escrever uma dissertação em prosa a partir da pergunta deixada em aberto pelo psicanalista.


Para leitura:


http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1709/922

Nenhum comentário: