segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Temas de alguns dos principais vestibulares 2009

1) ESPM-SP: Tema 1: Elabore um texto dissertativo que apresente reflexões sobre as duas questões abaixo: a) A tecnologia oferece oportunidade a todos? b) Afinal, a tecnologia tem alguma relação com a qualidade de vida? / Tema 2: Elabore um texto dissertativo que apresente reflexões sobre a questão:Quais as razões pelas quais o mercado valoriza o indivíduo com maior domínio da norma padrão da língua portuguesa?

2) FGV-SP: Elabore uma dissertação sobre o tema: A crise econômica como oportunidade para se repensarem os valores.

3) FGV-RJ: Elabore um texto dissertativo-argumentativo que leve em conta a informação abaixo: A atual Constituição Brasileira, promulgada em 1988, fez vinte anos no dia 5 de outubro de 2008.

4) FUVEST: Elabore uma dissertação sobre fronteiras.

5) PUC –SP: Elabore uma dissertação ou narração sobre o apagão energético.

6) UEL: Tema 1: Elabore uma dissertação sobre o sentido da vida. / Tema 2: Elabore uma dissertação sobre o avanço da ciência e as implicações das novas descobertas não só para a comunidade científica, mas para a sociedade como um todo / Tema 3: Elabore uma dissertação cujo foco seja a conclusão do historiador Eduardo Bueno: “O Brasil tem repetido erros de forma intolerável simplesmente porque um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”.

7) UEM: Elabore um resumo ou uma resposta interpretativa sobre as funções do sonho.

8) UFSC: Tema 1: Redija um texto dissertativo para responder à pergunta:A família não é mais aquela? / Tema 2: Redija um texto narrativo começando por: Era uma vez . . . / Tema 3: Redija uma carta dirigida a um dos personagens da família do quadro acima.

9) UFSCAR: Elabore uma dissertação sobre a importância da música na vida das pessoas.

10) UNESP: Elabore uma dissertação sobre a questão: O homem, inimigo do planeta?

11) UNICAMP: Dissertação: O uso de animais em experimentação científica tem sido muito debatido porque envolve reivindicações dos cientistas e dos movimentos organizados em defesa dos animais, assim como mudanças na legislação vigente. / Narração: Os movimentos organizados em defesa dos animais têm sensibilizado uma parcela da sociedade, que busca adotar novas condutas, coerentes com princípios de responsabilidade em relação às diversas espécies. Instruções: 1- Imagine uma personagem que decide mudar de hábitos para ser coerente com sua militância em defesa dos animais. 2- Narre os conflitos gerados por essa decisão. 3- Sua história pode ser narrada em primeira ou terceira pessoa. / Carta: As controvérsias sobre o uso de animais em experimentação científica não se encerraram com a recente aprovação, pelo Senado, da Lei Arouca, que cria o CONCEA.
Instruções: 1- Escolha um ponto de vista em relação ao uso de animais em experimentação científica. 2- Argumente no sentido de solicitar que seu ponto de vista prevaleça na atuação do CONCEA. 3- Dirija sua carta a um membro do CONCEA que possa apoiar sua solicitação.


Profª Márcia Garcia
Mestre em Letras e Especialista em Literatura e Ensino de Literatura pela UNESP. Professora de Gramática, Literatura e Redação no CENAPHE (Centro de Aperfeiçoamento Humano Educacional Profª Márcia Garcia).
e-mail: marciaagarcia@yahoo.com.br

Nenhum comentário: