terça-feira, 6 de setembro de 2011

SIMULADO ENEM - SETEMBRO DE 2011

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma culta escrita da língua portuguesa, sobre o tema A corrupção e suas consequências para a sociedade brasileira. Apresente experiência ou proposta de ação social que, respeitando os direitos humanos, sejam eficazes para o combate da corrupção no Brasil. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.



1. Com uma população de quase 200 milhões de pessoas, o Brasil é o maior país da América Latina e um dos maiores do mundo. O país atravessou mudanças econômicas profundas, que envolveram um extenso programa de privatizações e uma retirada gradual do Estado das atividades econômicas. Seu PIB corresponde à metade de toda a América Latina e o Caribe, excetuando o México. Contudo, sua grande população o coloca em posição pouco privilegiada no que tange o PIB per capita. O índice de Gini* do país é dos piores do mundo: os 20% situados no topo da pirâmide de renda são responsáveis por mais de 60% do consumo total, ao passo que os 20% inferiores consomem apenas 2,5%.
Embora, sob o ponto de vista institucional, o Brasil tenha eleições livres, um Congresso e um Judiciário independentes e todas as demais garantias constitucionais típicas das democracias representativas, as práticas do mundo real nem sempre refletem o arcabouço formal.
As regras eleitorais se encontram na pauta de preocupações, em especial no que diz respeito ao financiamento de campanhas. A transparência dos atos das três esferas do Estado é pequena, o que em grande parte se deve a padrões de comportamento arraigados e, em menor medida, a falta de coordenação entre os interessados em mudar a situação.
Outro fator importante é a estrutura do Estado. O sistema federativo brasileiro impõe certas legislações aos demais níveis, mas a autonomia de estados e de municípios (ineditamente no mundo, os municípios brasileiros são entes federados) confere a estes grande independência na formulação de regulamentos e na adoção de práticas administrativas. Isso leva à ineficiência dos controles locais. (http://www.transparencia.org.br - A Ong Transparência Brasil é uma organização independente e autônoma, fundada em abril de 2000 por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção)

*Índice GINI: Mede o grau de desigualdade existente na distribuição de indivíduos segundo a renda domiciliar per capita. Seu valor varia de 0, quando não há desigualdade (a renda de todos os indivíduos tem o mesmo valor), a 1, quando a desigualdade é máxima (apenas um indivíduo detém toda a renda da sociedade e a renda de todos os outros indivíduos é nula.

2. Sempre ouvi aqui e acolá que a corrupção seria o óleo que lubrifica a engrenagem pública e os negócios... não seria ela, ao contrário, o ácido que corrói não só a engrenagem pública e os negócios, mas também os nossos sonhos, os nosso valores éticos e morais? Foi o Professor Angel Oquendo quem cravou, com aguda sensibilidade, a sentença sobre o maior dos males causados pela corrupção ao concluir que a sua incidência mina a legitimidade do governo, fazendo com que os cidadãos percam a fé nas instituições políticas e legais, tornando-se cínicos ou rebeldes! (CORRUPÇÃO: Óleo lubrificante ou ácido corrosivo?, Denise Frossard. Em: http://www.transparencia.org.br/docs/DeniseVeja.pdf)

3. A Polícia Federal (PF) prendeu, de janeiro a agosto, 392 corruptores, entre empresários, seus intermediários e laranjas, todos por montagem de esquemas de desvio de dinheiro estatal ou aliciamento de funcionários públicos em troca de favorecimento em licitações, por exemplo. A quantidade de corruptores algemados, segundo dados da própria PF, é mais do que o dobro de servidores detidos (143) nas mesmas 27 operações. (...)A PF prendeu seis funcionários públicos, entre eles, o secretário-executivo do ministério, Frederico Silva Costa, e o secretário nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo, Colbert Martins. Os dois foram nomeados pelo ministro Pedro Novais, que foi indicado para o cargo pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB). Sarney é eleito pelo Amapá, onde deveria ter havido treinamento de trabalhadores com dinheiro público desviado. Também foi encarcerado o ex-presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Mário Moysés. Ele deixou o cargo em junho para ser substituído pelo deputado federal Flavio Dino (PcdoB-MA), que é inimigo da família Sarney no Maranhão e foi escolhido por Dilma Rousseff. (“PF já prendeu quase 400 corruptores, mais que o dobro de corruptos”. Carta Maior, 10/08/2011)

4. O Estado do Mal-Estar - Os crimes que despertam a atenção, a indignação e a repulsa da população são aqueles já conhecidos: homicídios, latrocínios e estupros. Na atualidade, há uma perplexa retomada de debates e discussões sobre a natureza dos criminosos. Também tem sido possível evidenciar que os crimes hediondos disputam as manchetes dos jornais e a atenção dos noticiários com outro crime pouco reconhecido pela sociedade como tão violento: a corrupção.
Trabalha-se com a hipótese de que a corrupção somente é entendida como uma forma de violência quando a sociedade compreende o prejuízo e se percebe vítima, mesmo que indireta, do ato contra ela praticado.
(...) Se existe o crime, se existe o criminoso, se existe a violência, quem é vítima dos crimes de corrupção? Quem é lesado? Analisando a dimensão interna da corrupção, os estudiosos dizem que: “O ato de corrupção, que pode atingir em cheio ao particular que dela é vítima, alcança no resto da sociedade um efeito por vezes diluído (...) daí que as sociedades suportem certa quantidade de corrupção sem grande prejuízo. Note-se bem: sob o aspecto ético, a corrupção é sempre grave e inaceitável, mas do ponto de vista das conseqüências práticas no todo social, ela pode dissolver-se de modo a ser absorvida sem grande dano” (Oliveira, 1994:107).
O suborno, a fraude, o peculato só atingem terceiros através de uma categoria que é o bem comum. Por isso ninguém se queixa da corrupção (...) lesado é o público, o contribuinte, o consumidor, categorias amplas, impessoalizadas, sem uma protagonização clara na vida social
(...) além disso e acima de tudo, há uma tolerância geral para o que se convenciona considerar lesão contra o Estado que está em toda parte, mas não é ninguém, e em sociedades não-participativas, é sentido como inimigo comum, a ser expropriado, saqueado” (Rios, 1990:397).
(Flávia Schilling. http://www.scielo.br/pdf/spp/v13n3/v13n3a06.pdf/Adaptado)


4. A charge abaixo faz referência à corrupção no período do Brasil imperial.


BAZAR ELEITORAL
(NÃO SE FIA)
*Fiar: esperar, acreditar, confiar; vender a crédito.(Novo Dicionário Aurélio)


(VER A CHARGE NO ENDEREÇO ELETRÔNICO: http://veja.abril.com.br/saladeaula/100805/p_04.html)


Ilustração de O Cabrião, semanário paulistano publicado em 1866-1867: a compra de votos fazia com que Liberais e Conservadores fossem considerados “farinha do mesmo saco”


http://veja.abril.com.br/saladeaula/100805/p_04.html, acesso em 01/09/2009



INSTRUÇÕES:
- Seu texto tem de ser escrito à tinta, na folha própria. Textos a lápis não serão avaliados.
- Desenvolva seu texto em prosa; não redija narração, nem poema.
- O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.
- O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.
- O Rascunho da redação deve ser feito na Folha de Rascunho.

Nenhum comentário: