terça-feira, 2 de outubro de 2012

REDAÇÃO NOTA 10 -



De Macabéa a Clarice Lispector

Na literatura brasileira, há exemplos de personagens consagrados que, por estarem à margem da inserção cultural e intelectual, sofrem a exclusão social de diferentes formas. Assim o domínio da palavra, como em "Famigerado", de Primeiras Estórias, decide entre a vida e a morte. Fabiano, de "Vidas Secas", era dominado pelos "homens sabidos" por seu escasso vocabulário. Macabéa, a datilógrafa de a "Hora da Estrela", embora fosse apaixonada pelos significantes das palavras, não entendia seus significados. Em tempo de globalização, a aquisição do conhecimento intelectual é imprescindível tanto para a inclusão social dos brasileiros, quanto para a própria inserção do país na nova ordem capitalista mundial.
Muitos são os Damázios, Fabianos e Macabéas brasileiros que, dotados de uma formação educacional e cultural precárias, tornam-se simples coadjuvantes no exigente mercado de trabalho. Formam a grande massa de mão-de-obra desqualificada que alimenta o ciclo das desigualdades sociais de um país dotado de contrastes. Um Brasil que não oferece uma base educacional sólida, que não valoriza seus mestres e não proporciona atividades culturais ao alcance das classes menos favorecidas, está fadado a conviver não apenas com a concentração de renda, mas, também, com a concentração do saber, privilégio das classes mais abastadas.
Para o próprio desenvolvimento do país é imprescindível o investimento em ciências e tecnologias, requisito para o domínio de novas formas de produção que reduzam os custos e favoreçam as exportações de produtos com maior valor agregado. Mas não é apenas na evolução do setor material que o capital brasileiro é escasso. As frentes de pesquisas das universidades, que detêm o maior capital intelectual, também padecem da falta de investimento. É o prejuízo que o país leva frente à competitividade entre as nações, e que o coloca dentre os subdesenvolvidos, apesar de toda sua riqueza interna.
Proporcionar a inclusão socioinformacional dos brasileiros e, concomitantemente, do país em direção ao crescimento sustentável é um dos maiores obstáculos que governantes, juntamente com empresas e órgãos internacionais, enfrentam. É em busca dessa perspectiva que o Estado e a sociedade civil, dotados de responsabilidade social, devem atuar conjuntamente na formação de projetos culturais de inclusão e investimento por parte do Ministério da Educação. Não é esbarrando na globalização que o Brasil se insere no processo, mas, sim, adequando-se a ele.
Assim, embora dotado de força e temeridade, Damázio foi vencido pelo doutor farmacêutico que detinha o conhecimento do vocábulo "famigerado”. Fabiano, caso soubesse articular seus pensamentos, não seria subjugado pelo soldado amarelo ou explorado pelo patrão. E Macabéa poderia entender os programas do rádio-relógio. Como esses personagens, muitos brasileiros poderiam sair da precária condição de exclusão e desigualdade através do desenvolvimento intelectual e inserir-se, juntamente com o país, no contexto da atual era globalizada como grandes "Clarices", "Guimarães" e "Gracilianos". (Camila I. Alfredo)

Nenhum comentário: