quarta-feira, 3 de outubro de 2012

REDAÇÃO

ANÁLISE DE REDAÇÃO NOTA 10 DA FUVEST

Imagem surrealista

O CANDIDATO MONTA UM PROJETO DE TEXTO A PARTIR DE ASPECTOS DE UMA ESTÁTUA SURREALISTA COMPARADOS AO COMPORTAMENTO DA JUVENTUDE

Uma estátua surrealista nos moldes de um corpo humano. A cabeça enorme, com grandes ouvidos e olhos arregalados As mãos também se fazem grandes quando comparadas ao resto do corpo. No peito, um buraco. Essa é a imagem que pode ser formada, no subconsciente, quando se pensa na jovem geração brasileira que chega, agora, ao vestibular.

O CANDIDATO EXPLICA POR QUE, A EXEMPLO DA ESTÁTUA, A JUVENTUDE TEM CABEÇA GRANDE E UM BURACO NO PEITO: SUPERVALORIZA A PARTE INTELECTUAL E MATERIAL EM DETRIMENTO DA EMOCIONAL E MORAL.

Essa geração, que vai dos dezesseis aos vinte e um anos, em sua maioria, possui um desequilíbrio de valores. A parte intelectual e material é supervalorizada em relação à emocional e moral. Possui grandes cabeças, mas em seu íntimo encontra-se um vazio, um espaço desocupado.

O CANDIDATO EXPLICA POR QUE, A EXEMPLO DA ESTÁTUA, A JUVENTUDE TEM A CABEÇA GRANDE E TAMBÉM AS MÃOS: É INFLUENCIADA PELO SISTEMA CAPITALISTA A CONSUMIR DESENFREADAMENTE.

Esses, que chegam hoje, ao vestibular, têm como principal meta a realização profissional e essa, na grande maioria das vezes, como meio para a realização material. Através dos computadores e do desenvolvido sistema de telecomunicações, esses jovens têm acesso a uma considerável quantidade de informações, o que é positivo. No entanto, é dessa forma que são influenciados pelo sistema capitalista a consumirem desenfreadamente. Ter torna-se o verbo da vez. Dessa maneira, grandes ficam a cabeça e as mãos.

O CANDIDATO EXPLICA POR QUE, A EXEMPLO DA ESTÁTUA, A JUVENTUDE TEM BURACO NO PEITO: MANTÉM CONTATOS FUGAZES POR QUERER EXPERIMENTAR TUDO DE MODO VELOZ.

O buraco no peito surge da fugacidade dos contatos humanos. Qs protótipos de homens e mulheres vivem velozmente. O sistema econômico impõe essa rapidez. O tempo é curto e precisa-se tirar o maior proveito das situações. Sendo assim, os jovens mantêm relacionamentos efêmeros e diversificados. Experimentam todos os sabores dos doces e se lambuzam. Como consequência, o lado emocional fica desequilibrado e eles, os jovens, são obrigados a conviverem com doenças como a Aids. Adiciona-se a isso a banalização da moral. O importante é o acúmulo de experiências e não o fato de elas estarem corretas. A partir daí, a violência e a violação dos direitos humanos são frequentemente averiguados.

O CANDIDATO COMPARA A ESTÁTUA SURREALISTA, EXEMPLO DE DESEQUILÍBRIO, À ESTÁTUA DE CLÁSSICA DE MICHELÂNGELO, EXEMPLO DE EQUILÍBRIO, O QUAL A JUVENTUDE DEVE ATINGIR; RESCREVE A TESE; JUSTIFICA O TÍTULO E FECHA DE FORMA PERFEITA O PROJETO DE TEXTO.

Essa população juvenil não precisa lutar contra reis tiranos nem manifestar-se contra ditadores. O inimigo atual é menos palpável - é o próprio comportamento. O equilíbrio de valores deve ser estabelecido. O intelectual desenvolvido e a moral a seguir os mesmos passos. A consciência social e política aflorada, para que essa juventude se pareça muito mais com uma escultura do Michelangelo do que com uma moldada por pseudo-artistas imperialistas.

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