quinta-feira, 15 de março de 2012

POSSIBILIDADES DE RESPOSTA - TAREFA 3/2012

1a) O desemprego nos centros urbanos constitui uma das causas fundamentais do surgimento das favelas. // O desemprego nos centros urbanos gera o surgimento das favelas. // O surgimento das favelas é decorrente sobretudo do desemprego nos centros urbanos. // Surgem as favelas porque nos centros urbanos aumenta o desemprego.

1b) O surgimento das favelas constitui uma das consequências do desemprego nos centros urbanos. // O surgimento das favelas resulta sobretudo do desemprego nos centros urbanos. // Cresce o índice de desemprego nos centros urbanos, consequentemente surgem as favelas. // Surgem as favelas em virtude sobretudo do desemprego nos centros urbanos.

2) "Tendo em vista as perspectivas que a diplomacia abre a quem quei¬ra abraçá-la, os percalços traduzem, provavelmente, a queda vertical em que o Brasil parece mergulhar, sem que se saiba onde e quando vai parar para reiniciar a ascensão que haveria de expressar uma recuperação indispensável."

3)De modo geral, a cultura da solidariedade e o pensamento a longo prazo transformaram-se em mecanismos de luxo.

De modo geral, a cultura da solidariedade e o pensamento a longo prazo vem sendo transformados em mecanismos de luxo.

4a) A preocupação do homem quanto à sua imagem existe há séculos. O mito de Narciso, que se apaixonou por seu reflexo na água e, na busca por ele, morreu afogado, é um exemplo. Platão também discutia isso. Para ele, o amor imaginário, impossível de se realizar, é melhor, pois pode ser perfeito, ao passo que na realidade nunca é. Mais tarde, com os poetas, a imagem novamente ganhou importância, dessa vez, com a idealização feminina. Fosse com Marília de Dirceu, de Tomás Antonio Gonzaga, fosse com Iracema, de José de Alencar, ambos os autores tinham em mente a figura de uma mulher, por eles tão necessária. (Redação nota máxima)

4b) Atravessar uma fronteira raramente é uma tarefa fácil. O vestibular, por exemplo, é algo que exige muita dedicação, estudo e horas de sono reduzido. Vencer uma etapa como essa, atravessar a divisa entre a adolescência e a vida adulta, estudando nas melhores universidades do país, é algo que poucos poderão, um dia, contar para seus netos. (Redação nota máxima)

5) "No Brasil, milhares de pessoas ainda são submetidas a trabalho forçado e a condições degradantes. Prova evidente disso é que, segundo o Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2005, 25 mil trabalhadores eram mantidos em condições análogas a de escravos no país."

6a) Na Europa, ele teve oportunidade de visitar Paris, Munique e Roma, e também rever sua avó.
6b) Vamos tratar da origem da imprensa e do seu progresso nos últimos quatrocentos anos.
6c) Não deveríamos julgar um candidato pelo fato de ele ser advogado, fazendeiro ou exercer qualquer outra ocupação.

Nenhum comentário: