terça-feira, 4 de setembro de 2012

VINGANÇA


Pontos de vista em relação à vingança (referentes à coletânea):
- Aristóteles;
- Sêneca;
- Lei de talião;
- Bíblia.
-------------------------------------------------

Em definição, o que é vingança?
Vingança consiste em ir contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais.
-------------------------------------------------

Durante a história, a ética da vingança vem sendo debatida acaloradamente, na filosofia, na sociologia, na antropologia. Pontos positivos ou negativos, a vingança sempre esteve atrelada ao sentimento de justiça, de igualar um mal recebido e punir aquele que o praticou. Historicamente, a vingança (ou este sentimento) aparece na instituição de um dos primeiros códigos de conduta do homem na sociedade: o Código de Hamurabi.
- Código produzido, em estimativas, no ano 1.700 a.C., na Mesopotâmia;
- Um dois principais pontos do código de Hamurabi é a Lei de Talião: “Olho por olho, dente por dente”;
- Mesmo pensamento é encontrado no Êxodo 21:24, no Antigo Testamento da Bíblia;
- Instituição desta lei permite assim a vingança, porém esta com consequências medidas – um olho por um olho – evitando uma série de ações violentas, desmedidas e sem proporção – a barbárie, prezando pelo cuidado que a lei implica e códigos de boa convivência.
- Durante a Idade Média não se considerava um insulto ou injúria resolvidos até que vingados.
- No passado feudal do Japão, a classe samurais mantinha a honra de sua família, clã ou senhor, através do katakiuchi (敵討ち) ou assassinato vingativo.
-------------------------------------------------

E na sociedade atual, onde notamos ações vingativas ou crimes relacionados a ela?



- O corpo do empresário foi encontrado esquartejado e espalhado na divisa entre as cidades de São Paulo e Cotia. Elize Matsunaga, mulher da vítima, confessou no dia 6 de junho ter matado e esquartejado o marido. Em depoimento, Elize diz que atirou em seu marido em meio a uma discussão por ciúmes. Semanas depois, divulgou uma carta em que conta ter sido ameaçada e humilhada pelo empresário Marcos Matsunaga quando estavam casados. Entre outras acusações, Elize afirma que era ameaçada de morte.
-------------------------------------------------



- Um homem foi morto a tiros dentro da própria casa em Campo do Meio, no Sul de Minas. Três homens armados invadiram o local. De acordo com as informações da polícia, a motivação do crime seria vingança. Há 14 anos, a vítima cumpriu pena por matar sua mulher na época. O irmão desta é um dos suspeitos de envolvimento na execução da vítima. Adilson Moraes, de 28 anos, foi preso e confessou o assassinato.
-------------------------------------------------



- Um homem de 35 anos foi preso em flagrante por suspeita de tentar matar a filha de 1 ano e 7 meses envenenada. O caso aconteceu na noite desta terça-feira (24 de julho), no Jardim Elvira, em Osasco, na Grande São Paulo. Segundo a Polícia Civil, ele teria dado para a criança uma coxinha com veneno de rato, conhecido como chumbinho. A motivação do crime seria uma vingança contra a ex-mulher. A criança foi levada ao Hospital Regional de Osasco, onde passou por lavagem estomacal. Ainda de acordo com a polícia, o suspeito fingiu ter tomado o veneno, mas, após ser submetido ao mesmo procedimento, foi descoberto que não havia vestígio de chumbinho no estômago dele.
-------------------------------------------------



- Uma adolescente de 13 anos é suspeita de ter colocado formicida no lanche do pai, um lavrador de Votuporanga (SP). O homem percebeu o sabor do veneno e reconheceu que era o mesmo que ele usava em sua propriedade. Durante as investigações, a polícia identificou a filha da vítima como suspeita e a garota acabou confessando o crime. A adolescente disse que ficou revoltada por ter sido proibida pelo pai de namorar e de sair com os amigos.
-------------------------------------------------



- O Massacre de Realengo aconteceu em 7 de abril de 2011, por volta das 8h30min da manhã, na Escola Municipal Tasso da Silveira, localizada no bairro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro. Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a escola armado com dois revólveres e começou a disparar contra os alunos presentes, matando doze deles, com idade entre 12 e 14 anos. Oliveira foi interceptado por policiais, cometendo suicídio. A motivação do crime figura incerta, porém a nota de suicídio de Wellington e o testemunho público de sua irmã adotiva e o de um colega próximo apontam que o atirador era reservado, sofria bullying e pesquisava muito sobre assuntos ligados a atentados terroristas e a grupos religiosos fundamentalistas. Descobriu-se que ele comprou dois revólveres e um carregador rápido, bem como tomou aulas de tiro, havendo evidência de que planejava a ação desde o ano anterior, sempre com intenção de vingança.
-------------------------------------------------



- A polícia paquistanesa afirmou ter prendido dois homens acusados de despir uma mulher e obrigá-la a caminhar nua pelas ruas de um vilarejo no norte do país. Um dos criminosos acusa o filho da mulher agredida de ter tido relações ilícitas com sua esposa.
A polícia afirmou que os moradores não tentaram impedir o ato porque os agressores estavam armados. O chefe da polícia local, Mohammad Ali Gandapur, disse à BBC que um dos acusados fez uma reclamação aos anciãos do vilarejo alegando que dois homens tiveram relações sexuais com sua mulher.
Ele foi aconselhado a se separar da esposa, mas, em vez disso, resolveu se vingar. Juntamente com quatro homens, ele invadiu a casa de um dos homens que teria se relacionado com a mulher para matá-lo. Como ele não estava, sua mãe foi arrastada para fora da casa e obrigada a se despir. A polícia ainda procura os outros acusados.
Em cada caso mostrado, a motivação da vingança é diferente. As implicações e o seu objeto, porém mudaram – em alguns casos quem sofreu posteriormente foi o próprio causador do mal, mas em exemplos como o do Realengo, o troco não foi dado na mesma moeda, tendo em vista o caráter extremista do jovem.
-------------------------------------------------


Em Revenge (Vingança), série americana do canal ABC (EUA)/ Sony (Brasil), há uma nova roupagem para o enredo de O Conde de Monte Cristo, romance de 1844, escrito por Alexandre Dumás. Na história a jovem milionária Emily Thorne, com verdadeiro nome Amanda Clarke, retorna a sua cidade natal após anos fora, em decorrência da prisão e morte do pai. Durante este período de exílio, é encaminhada a um reformatório, até que completasse a maioridade, e após isto arquiteta seu plano de vingança para aqueles que destruíram sua vida e acabaram com a de seu pai.
-------------------------------------------------



Em O Conde de Monte Cristo, o cerne da história é o mesmo. Edmond Dantès, jovem, cheio de vida, feliz, está prestes a alcançar a maior felicidade que se possa imaginar: está para casar com sua amada Mercedes. No dia, quando está anunciando seu noivado, inescrupulosos inimigos, que ele não imaginava ter, fazem chegar às mãos do substituto do procurador do rei, um homem ambicioso, uma denúncia contra o jovem, em que o acusam de bonapartista (estar apoiando Napoleão) e de possuir uma carta endereçada a um grupo de seguidores do imperador, anunciando o seu retorno da Ilha de Elba. Dantès é, então, preso injustamente e trancafiado no Castelo de If, um presídio localizado numa ilha próxima a Marselha.
Durante todo o tempo, planeja sua vingança contra os três principais integrantes deste complô: o juiz de Villefort, filho do destinatário da carta de Napoleão, que, mesmo atestando sua inocência, quis silenciá-lo; o seu amigo, Danglars, que desejava o posto de capitão do navio, já que Dantés recebeu o posto por mérito, e Fernand Mondego, melhor amigo, primo e futuro marido de sua então noiva, a catalã Mercedes (que, porém, nunca o esqueceu). Edmond cria uma grande teia para se vingar dos seus inimigos, assumindo vários nomes: Lord Wilmore na Inglaterra; Simbad, na Itália, e também o misterioso abade Busoni.
Com um lado histórico muito forte, um olhar psicológico sobre os personagens (novidade para as obras literárias da época), o livro foi readaptado para o cinema mais de 10 vezes, encenado em palcos de teatro pelo mundo, clássico da Literatura, é retomado em trabalhos de intertextualidade corriqueiramente.
-------------------------------------------------

O homem, refletido pela mídia, pelas obras ficcionais, então pode chegar aos limites para conseguir vingança, justiça a qualquer preço? Aliás, e a justiça?
Clarence Darrow, advogado estadunidense, ficou conhecido por ter defendido os adolescentes assassinos (thrill killers) Leopold and Loeb no seu julgamento pelo assassinato de Bobby Franks (de 14 anos) e por ter defendido John T. Scopes no julgamento que ficou conhecido como "Monkey Trial", se opondo ao defensor fundamentalista cristão William Jennings Bryan. Ele é reconhecido por sua astúcia, compaixão e agnosticismo que o marcaram como um dos mais famosos advogados americanos e defensores dos direitos civis.
Na cena, é citado: “Não há nada como justiça, dentro ou fora do tribunal”.
-------------------------------------------------


E a diferença entre vilão e herói, durante a vingança? Quem é quem?
Em Avenida Brasil, Carminha sempre representou a figura da pessoa egoísta, que pensa no seu proveito e faz de tudo para conseguir o que almeja, até mesmo se, durante a vida no lixão, ela tem que colocar para trabalhar crianças, que depois as descarta com a maior naturalidade.
Nina, no seu plano de vingança, está se tornando pior que a própria vilã, mostrando um lado negro daquele que comete também a vingança.
-------------------------------------------------

Por outro lado, o vingador pode acabar se tornando, mesmo com alguma conotação negativa e um sentimento denso, um grande herói. Vendetta, palavra italiana, absorvida por algumas línguas no mundo designa uma sequência de ações e contra-ações motivada por vingança que demora um longo período de tempo, por ser um processo, postas em prática por grupos que buscam a justiça.



Exemplo mais que claro disso é a obra V de Vingança, originalmente produzida em formato de HQ, escrita por Alan Moore, adaptada para o cinema. O enredo, situado num passado futurista (uma espécie de passado alternativo), em uma realidade em que um partido de cunho Totalitário ascende ao poder após uma guerra nuclear, descreve o momento pós o fim deste conflito político, com os campos de concentração desativados e a população complacente com a situação. Neste cenário, surge "V" — um Anarquista que veste uma máscara e é possuidor de uma vasta gama de habilidades e recursos. Ele então inicia uma elaborada e teatral campanha para derrubar o Estado, em um sentimento de vingança perante o mal que o sistema implantou.
-------------------------------------------------


O mesmo sentimento “anarquista” presente em tantos conflitos sociais atuais, como exemplo das manifestações que ocorrem em diversos lugares do mundo.
“Folha de São Paulo – 02/06/2012
Desejo de justiça e sede de vingança toma conta do Egito; ouça correspondente
DE SÃO PAULO
Após dez meses de julgamento, o ex-ditador do Egito Hosni Mubarak foi condenado hoje à prisão perpétua, responsabilizado pelo assassinato de manifestantes durante a revolução que colocou fim a seu regime em fevereiro de 2011.
Com óculos escuros e em uma maca, Mubarak ouviu impassível a sentença ditada pelo Tribunal Penal do Cairo. Segundo Marcelo Ninio, correspondente da Folha no Oriente Médio, nas ruas muitos afirmam que achavam mais justa a pena de morte para o ex-ditador. "O desejo de justiça mistura-se com a sede de vingança", diz.

Nenhum comentário: